domingo, 13 de janeiro de 2008

Diversidade - 15o Festival Mix Brasil: cadê os filmes brasileiros?


Palco da maior parada gay do mundo, o Brasil ainda engatinha na produção cinematográfica com temática GLBT.

Por Cézar Katsumi

O 15º Festival Mix Brasil em São Paulo, que aconteceu de 13 a 25 de novembro, só deixou uma certeza: a de que o cinema nacional GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) está a anos-luz de se tornar uma referência mundial na categoria. Justamente numa época em que a temática vem ganhando maior destaque - como em 2006, quando Hollywood esteve prestes a coroar com o prêmio de melhor filme o amor entre dois caubóis em O Segredo de Brokeback Mountain (2005) - o Brasil, palco da maior parada gay do mundo, se restringe ainda a um apanhado de produções pífias, na sua grande maioria de curtas-metragens confusos e de linguagem não consolidada.
Aliás, o grande premiado pelo público e pelo júri da Mostra Competitiva Brasil I e II, em que disputaram ao todo 12 filmes, foi 69 – Praça da Luz (2007) de Joana Galvão e Carolina Markowicz, documentário com prostitutas da Praça da Luz, que, apesar de hilariante e bem produzido, pouco tem a ver com a temática do evento. Merece destaque, contudo, o curta Bárbara (2007), de Carlos Gradim, pela convincente atuação de Vandré Silveira no papel de um travesti que visita seu pai no leito da morte e se vê diante novamente das dores do passado.
Tendo em vista a inexpressividade do Brasil no festival, a grande atração ficou mesmo por conta da mostra internacional que este ano enfocou a curiosa produção asiática, como o filme O Desabrochar de Oliveros (2005), candidato oficial das Filipinas ao Oscar de filme estrangeiro em 2006, e o longa japonês Hatsu-Koi (2007), que apesar da estética experimental e das cenas grotescas de sexo, trata com bom humor e delicadeza questões como o casamento gay e o momento em que um adolescente decide assumir a sua homossexualidade. Fora do circuito asiático, o Festival Mix Brasil contou com a participação do longa argentino XXY (2007) de Lucía Puenzo. Filha do diretor Luís Puenzo, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1986 com A História Oficial, Lucía aborda de forma sensível o drama de uma adolescente hermafrodita, na brilhante atuação de Inés Efrón, que se vê diante do tortuoso dilema de precisar assumir as características de um dos sexos. O filme recebeu o Prêmio da Crítica no Festival de Cannes de 2007 e irá representar oficialmente a Argentina na corrida ao Oscar de filme estrangeiro neste ano. Isso mostra o quanto os argentinos estão à frente dos brasileiros quando se trata de levar o tema GLBT ao grande público. No Brasil, em geral, as produções do gênero ficam restritas ao público alternativo. Muitas delas são curtas com baixo orçamento e, por esse motivo, têm pouquíssimas chances de representar o Brasil em festivais de peso.
A temática gay não é, contudo, um tabu para o público brasileiro. Em 2006, o filme O Segredo de Brokeback Mountain levou às salas de cinema mais de 600 mil brasileiros. Isso representa quase o dobro do público de O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, pré-candidato do Brasil ao Oscar 2008 de filme estrangeiro. Vale lembrar também que o cinema brasileiro já trouxe às telas uma variedade de personagens gays, como o travesti Lady Di, de Carandiru (2002), interpretado pelo galã global Rodrigo Santoro; e o transformista João Francisco, em Madame Satã (2002), vivido pelo então desconhecido Lázaro Ramos. O Brasil carece, entretanto, de grandes produções que tratem com maior atenção e sensibilidade a temática gay, não apenas como pano de fundo, mas como mote principal da trama.
O Festival Mix Brasil tem um papel importante na divulgação e premiação da produção cinematográfica nacional GLBT, bem como o de revelar diretores e atores do gênero. Mas está mais do que na hora de o Brasil levar a temática ao grande público e mostrar ao mundo que é capaz de fazer filmes que não explorem somente a pobreza e a violência urbana. Nunca o cenário esteve tão favorável para isso quanto agora. E viva a diversidade brasileira.

Um comentário:

Anônimo disse...

Which sports to bet on in 2021? Guide to the best sports to bet on in
Each week in-play bets are 토토 사이트 홍보 made with odds based on the current winner. There are two main types of bets – the straight bet and a

eXTReMe Tracker