terça-feira, 13 de novembro de 2007

Esportes - Olimpíadas 2016. Será que dá para o Rio de Janeiro levar essa?

Por Fernando Costa

Sim ou não, só o tempo dirá. O Brasil e, particularmente, a cidade carioca têm interesse em sediar o evento há muito tempo. Mas por que será que não conseguiu?
Falta de infra-estrutura (que não é exclusividade do Rio) e violência são alguns fatores contra. Mas como acabar ou diminuir esse panorama para que a cidade receba os jogos? Simples. Investimento!
O poder público não pode negar a vocação esportiva do país. Nos últimos anos, sediamos grandes competições internacionais e, nos próximos, isso não vai mudar.
Inegavelmente, o Rio é a cidade mais conhecida do Brasil lá fora. Por que não explorar o potencial da cidade? Os Jogos Pan-americanos mostraram do que o Brasil é capaz. Evento bem organizado, claro que com suas falhas, mas nada que não possa ser corrigido até as Olimpíadas de 2016.
Os cariocas, além de terem a favor a experiência de sediar um Pan, podem aprender ainda mais com os próximos eventos que a cidade organizará, entre eles: o Campeonato Mundial de Futsal (2008), os Jogos Militares (2011) e a Copa do Mundo de 2014 (a final do evento acontecerá lá). Enfim, oportunidades para mostrar seu potencial para sediar grandes eventos internacionais não faltam. Resta esperar que os políticos acordem e vejam que o esporte pode ser um divisor de águas para o país!

OBS: A fase final da Liga Mundial de vôlei 2008 será no Brasil, e a cidade favorita para receber os jogos é o Rio de Janeiro. Outro evento que pode acontecer por lá é o Campeonato Mundial de Ginástica, também ano que vem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acredito que, brasileiro é garra, sendo assim, apesar das dificuldades de diversos atletas para treinar e manter alimentação balanceada, que é difícil, e ainda manter toda uma estrutura de vida, por que o atleta não tem somente competiçõese treinos, tem família, muitas vezes filhos.Precisa morar, pagar conta, manter-se com dignidade.

Bem, investir, melhorar e apoiar esses exemplos, bons exemplos até mesmo para os políticos, é um dever dos governantes, não só para fazer bonito, para o Brasil ser destaque nos jornais do mundo todo, é dever e obrigação para com esses guerreiros e guerreiras que se dedicam, pelo país, pela bandeira e principalmente por orgulho de ser BRASILEIRO!

Bjo Fê...

eXTReMe Tracker