segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Política - Estado de emergência: uma ameaça à liberdade de expressão


Por Rogério Santana

A geopolítica mundial sofreu dois grandes abalos no último mês, isso porque o Paquistão e a Geórgia declararam estado de emergência ou estado de exceção, um recurso judicial que permite à polícia prender qualquer pessoa sem mandado de prisão, reprimir as manifestações e censurar as informações na mídia.
O general Pervez Musharraf declarou estado de emergência no Paquistão no dia 3 de novembro. Com isso, suspendeu a Constituição de 1973 e bloqueou o processo que julgava ser pertinente para a sua reeleição em outubro.
Da mesma forma, no dia 8 de novembro, a Geórgia amanheceu sob estado de emergência declarado pelo presidente Mikhail Saakashvili. Com a decisão, soldados saíram às ruas de Tbilisi, capital do país, para repreender os opositores do governo que há uma semana vinham fazendo manifestações públicas.
Bem, política pode não ser um assunto agradável para muita gente, mas gostaríamos de trazer à tona, em nosso blog, discussões relevantes como o uso da força militar para governantes continuarem no poder. Muitos utilizam a máquina pública para tentarem perpetuar-se no poder (vide Fidel Castro e Hugo Chávez) alegando que suas ações, às vezes repressivas, são para o bem de todos. Porém, ao meu ver, fica evidente, em muitos casos, que o que querem é continuar mandando e desmandando sem levar em consideração a opinião pública. Até que ponto a liberdade pode ser suprimida para garantir o poder a poucos?

Nenhum comentário:

eXTReMe Tracker